sábado, 27 de julho de 2013

Encontro de praticantes de Qigong


O encontro acontece na cidade de Ribeirão Preto, e é aberto a todos os interessados em conhecer sobre taoismo. Vamos aprender sobre os sonhos e sobre a realização dos mesmos, uma das bases da tradição tântrica taoista que seguimos.

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Tai Yin - Carlos G.

domingo, 21 de julho de 2013

Liu Zi Jue - Seis Sons da Cura

Os antigos sábios observavam e se nutriam da natureza, e compreendiam as expressões do cosmos e da força divina, ou seja, compreendiam os processos de expressão de todas as coisas, inclusive do próprio homem, e essa é a fonte maior de sabedoria que existe, o próprio fogo imperial, que jorra do coração daqueles que despertaram.


Com base nisso, eles criaram um sistema de sons que surgem de forma espontânea nas crianças e em momentos em que se emite sons. Todos os sons que nós emitimos de forma espontânea tem uma função no nosso corpo e o afeta de forma diretamente (Ver Post sobre as três naturezas do corpo humano).

A partir da observação desses sons, é possível simular situações de movimentação da energia interna, e com isso desintoxicar o corpo de forma geral e, ao encontrar o som correto para vibrar algo, é possível liberar essa toxina instantaneamente, pois a vibração também reflete na liberação, purificação, ou tonificação. A partir disso, o médico Hua Tuo criou um sistema que mescla 6 sons, utilizando a teoria dos cinco elementos, que foi encontrado no que restou dos textos dele. (Ver post sobre Hua Tuo).

A forma como foi estipulada, é de uma forma lúdica, assim como o jogo dos cinco animais, outra prática sobrevivente de Hua Tuo.

Aqui algumas instruções:

Para aliviar a compressão espiritual do outono e a secura do espírito, permita que o sopro libere aquilo que se encontra preso, esvazie-se de forma abrupta.

Para aliviar a solidão do inverno e o pavor do espírito, permita que o sopro circule o elemento que sustenta a vida, alimentando as fontes para que se cristalinizem.

Para aliviar as feridas da primavera e a revolta do espírito, permita que o sopro pesado torne-se vento suave.

Para aliviar a euforia que incandesce  a vida no verão e a inquietação do espírito, permita que o sopro extinga o excesso de fogo.

Para aliviar o tédio e o apego da canícula e a estagnação do espírito, permita que o sopro se manifeste de forma despreocupada e complete a digestão.

Para balancear e selar a prática da circulação dos ventos internos descritos anteriormente, permita que a força cósmica vivente nos céus desça e alimente as fontes da terra.





O texto fala sobre a purificação do corpo através do sopro, que circula energia vital e interfere diretamente sobre ele. (lembrando que todos esses sons tem que ser feitos em meditação e todos são soprados, nenhum cantado). O canto vai trabalhar com outras coisas, mas isso é assunto para outro post.

O som que desintoxica o pulmão e as emoções secas (tristeza, depressão, dureza excessiva) é o mesmo som de um gás bem comprimido vazando: Ssssss

O som que desintoxica os rins e as emoções frias (solidão, medo, calma excessiva) é o mesmo som da chuva ou de água numa cachoeira :Xuuuuuuu

O som que desintoxica o fígado e as emoções úmidas (amargura, raiva, bondade excessiva) é o mesmo som do vento acariciando as folhas: Fuuuu

O som que desintoxica o coração e as emoções quentes (ansiedade, pressa, maldade, paixão e alegria excessivas) é o mesmo som que acontece quando se joga água sobre o fogo:haaaaa


O som que desintoxica o baço-pâncreas e as emoções neutras (preocupação, falta de aceitação, apego excessivo, cuidado excessivo) é o mesmo som da digestão:Hooo ou rrrrr

O som que sela e balanceia a prática é Zhiiii ou Qhiiiii

Essas são só sugestões, pois cada pessoa tem que encontrar seus próprios sons.

Comece a observar seu corpo, e os baralhos que você faz, ou deveria fazer de acordo com o que sente. Observe também os animais, e as crianças. Aprenda com quem ainda não travou o mecanismo natural de desintoxicação sonora do corpo, e absorva essa sabedoria no seu dia a dia.

Ao conhecer bem sobre seus sons, você compreenderá mais sobre si mesmo.


Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Traduzido por Tai Yin - Carlos G.- Portador da tradição Jiulong Kunlun e representante dela no Brasil.

Os tipos de "pegada" de cada elemento

A teoria dos 5 elementos é uma variação da forma antiga das 4 forças do universo (mais o centro) que por sua vez derivam das 6 direções e das oito coordenadas. Sendo assim, são uma forma de se compreender a forma sobre como a energia se comporta e uma tentativa de dividir suas várias formas de transformação.

Atendendo a pedidos ...

Aqui vai uma tentativa de aplicar essas forças aos tipos de pegada de cada elemento.

Para uma compreensão geral sobre a personalidade vou colocar em baixo de cada tipo um link associado as personalidades, escrito pela Li Hua (Maitê Gomes).
Para auxiliar na compreensão dos tipos de pegada, veja o post sobre os tipos físicos clicando aqui, lembrando que o post abaixo está relacionado com a personalidade, que nem sempre bate com o tipo físico. Por enquanto faltam alguns posts sobre personalidade estão em construção.

Água
Clique aqui para acessar o post sobre personalidade de Água

Vou começar pelo elemento que mais conheço, o meu mesmo.

Pessoas de água tem uma pegada envolvente e extremamente dominadora, mas não é uma dominação direta como veremos nas pessoas de metal, é uma manipulação velada, envolvente e sedutora. Gostam de deixar o parceiro(a) sem defesas e entregue, totalmente envolvido, e não têm pressa em fazer isso. O grande prazer dos regidos por esse elemento, está justamente nessa dominação velada ... A água nunca ataca diretamente, ela envolve e depois devora impiedosamente ...

Madeira
 Clique aqui para acessar o post sobre personalidade de Madeira

As pessoas de madeira como personalidade tendem a ser um pouco mais suaves com relação á força da pegada, são gentis, profundos, e gostam de se sentir envolvidos, ou envolverem, mas tem que ser no tempo deles. Tem característica penetrante mas aos poucos, não como as pessoas de água que se espalham em cima da outra pessoa, ou de fogo que pulam em cima e devoram, mas dominam de uma forma gentil. É o ser que mais precisa ser estimulado(a) e as vezes explode de paixão, principalmente quando está sendo dominado(a) com carinho ou estão tendo espaço deles para fazerem as coisas no tempo deles. São os mais tímidos e lentos de todos os elementos, mas quando pegam fogo, SAI DE BAIXO!!! Outro problema é mais grave: tendem a serem capacho ....

Fogo
  Clique aqui para acessar o post sobre personalidade de Fogo
 
A pegada de fogo é basicamente explosiva e intensa. São aquelas pessoas que caem de boca, pulam em cima, enfiam a língua e agarram da forma mais quente possível, mas não dura muito tempo. Ao contrário das pessoas de água e madeira que comumente gostam de passar muito tempo nas preliminares, pessoas de fogo tendem a ser mais diretas e quentes em tudo o que fazem. É o elemento que tem a pegada mais apaixonada e que mais se entrega nas ações, e por serem tão intensos, a tendência é que depois de terminarem o serviço se isolem um pouco. rsrs

Terra

Tendem a ser mais tranquilos e cuidadosos, é o elemento que tem maior prazer ao ver o prazer alheio, e isso as vezes se torna um problema. Tem um beijo equilibrado e uma pegada tranquila e amorosa, assim como toques mais suaves nos carinhos, sem a necessidade de controlar que a água tem, e também possuem uma certa constância na forma de namorar, pois raramente explodem. 

Metal
  Clique aqui para acessar o post sobre personalidade de Metal

 Aqueles que são regidos pelo metal como personalidade geralmente tem uma pegada forte e profunda (literalmente falando). Gostam de apertar, espremer, comprimir, e têm muito prazer em mostrar quem manda. Com uma pegada seca, direta, e bem controlada. É aquele tipo de pessoa que quanto mais contrariada na cama, mais tesão tem em dominar e mostrar que tem o poder. 
Se preocupam também em realizar as fantasias da(o) parceira (o) e as vezes demonstram um perfil um pouco agressivo.



Todos nós possuímos todos os elementos dentro de nós, mas por natureza, temos algumas tendências ... Tente experimentar outras formas de se relacionar diferente da sua, e verá que a sua tendência natural é ter mais prazer com aquilo que é de acordo a sua personalidade, mas que também pode expressar o seu desejo de outras formas. Experimente e inclua coisas de outros elementos na sua forma de agir, não só sexualmente falando.

Ao experimentar outras formas de oferecer e de receber carinho, aprenderá também mais sobre si mesmo, e sobre as relações humanas. Ao contrário do que muita gente pensa, sem essas relações, a nossa vida se torna pouco espiritualizada, pois ao tocar outra alma humana (não só sexualmente falando) aprendemos mais sobre a nossa própria alma.

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Tai Yin - Carlos G.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Metal

Metal
Voltando a escrever sobre os 5 elementos, eu prometo que eu vou terminar, mas nunca falei quando isso seria feito. Já estamos no 3º elemento, caminhamos para o fim. Vou usar mais do elemento metal para terminar essa empreitada, já que esse é o elemento da ação, da determinação.
Esse elemento, tal como a madeira, tem dois trigramas que o compõem, o Céu e o Lago. O céu duplicado forma o hexagrama do criativo, o primeiro hexagrama do I Ching, o livro das mutações (outro assunto interessantíssimo!). Esse é o lado yang do metal, o lado empreendedor, cheio de ideias e muito ativo.

Já o lago nos mostra o lado de recolhimento do elemento. Tal como o lago recolhe a água dentro dele, o metal contrai a energia. Essa característica yin explica o grande foco e a determinação que as pessoas de metal têm.

Brincadeiras a parte, as pessoas com vibração de metal são muito exigentes, com elas e com os outros. São corajosas, enfrentam os problemas, são disciplinadas e perseverantes.
Essas pessoas têm como órgão principal o pulmão e o sentido do olfato. “O cheiro está intrinsecamente ligado à intuição.” (Gonzaga, 2013). São pessoas mais intuitivas.
Vou usar mais um estereótipo (tal como a citação Disney para o elemento madeira) para ajudar a entender a personalidade dessa vibração. As pessoas de metal podem criar uma armadura envolta delas, o que as protege, mas também as isola. O homem de ferro, além de ter a armadura, também parece ter a personalidade de metal no primeiro filme.



“Será que quem escreveu o homem de ferro sabia sobre qigong? Hahahaha” (Gregório, 2013). Acho que não, mas a personagem principal é realmente alguém de metal no filme, uma pessoa bem-sucedida, empreendedora, mas profundamente solitária.
A sombra desse elemento é a rigidez e a tristeza. Eles podem ser muito duros e parecer uma pedra de gelo, mas essa aparente força se volta contra eles quando eles precisam de ajuda e os outros nem percebem. A extrema rigidez os machuca muito, esse lado cortante do metal pode destruí-los.
A nossa realidade está baseada no elemento metal, o nosso mundo é concreto, rígido, baseado na ação. Só que a sombra do metal também está presente, destruição e rigidez não são atributos exclusivos do homem, a natureza é destrutiva e fazemos parte dela, apesar de nos excedermos.



Pessoas que não vibram metal podem ter toxina no pulmão, o que leva a procrastinação. Até parece palavrão, mas é apenas a arte de enrolar e adiar as coisas importantes. É muito lógico isso, se o metal é o elemento da ação, as toxinas nele levam a não ação. 

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Li Hua - Maitê Gomes