domingo, 21 de julho de 2013

Liu Zi Jue - Seis Sons da Cura

Os antigos sábios observavam e se nutriam da natureza, e compreendiam as expressões do cosmos e da força divina, ou seja, compreendiam os processos de expressão de todas as coisas, inclusive do próprio homem, e essa é a fonte maior de sabedoria que existe, o próprio fogo imperial, que jorra do coração daqueles que despertaram.


Com base nisso, eles criaram um sistema de sons que surgem de forma espontânea nas crianças e em momentos em que se emite sons. Todos os sons que nós emitimos de forma espontânea tem uma função no nosso corpo e o afeta de forma diretamente (Ver Post sobre as três naturezas do corpo humano).

A partir da observação desses sons, é possível simular situações de movimentação da energia interna, e com isso desintoxicar o corpo de forma geral e, ao encontrar o som correto para vibrar algo, é possível liberar essa toxina instantaneamente, pois a vibração também reflete na liberação, purificação, ou tonificação. A partir disso, o médico Hua Tuo criou um sistema que mescla 6 sons, utilizando a teoria dos cinco elementos, que foi encontrado no que restou dos textos dele. (Ver post sobre Hua Tuo).

A forma como foi estipulada, é de uma forma lúdica, assim como o jogo dos cinco animais, outra prática sobrevivente de Hua Tuo.

Aqui algumas instruções:

Para aliviar a compressão espiritual do outono e a secura do espírito, permita que o sopro libere aquilo que se encontra preso, esvazie-se de forma abrupta.

Para aliviar a solidão do inverno e o pavor do espírito, permita que o sopro circule o elemento que sustenta a vida, alimentando as fontes para que se cristalinizem.

Para aliviar as feridas da primavera e a revolta do espírito, permita que o sopro pesado torne-se vento suave.

Para aliviar a euforia que incandesce  a vida no verão e a inquietação do espírito, permita que o sopro extinga o excesso de fogo.

Para aliviar o tédio e o apego da canícula e a estagnação do espírito, permita que o sopro se manifeste de forma despreocupada e complete a digestão.

Para balancear e selar a prática da circulação dos ventos internos descritos anteriormente, permita que a força cósmica vivente nos céus desça e alimente as fontes da terra.





O texto fala sobre a purificação do corpo através do sopro, que circula energia vital e interfere diretamente sobre ele. (lembrando que todos esses sons tem que ser feitos em meditação e todos são soprados, nenhum cantado). O canto vai trabalhar com outras coisas, mas isso é assunto para outro post.

O som que desintoxica o pulmão e as emoções secas (tristeza, depressão, dureza excessiva) é o mesmo som de um gás bem comprimido vazando: Ssssss

O som que desintoxica os rins e as emoções frias (solidão, medo, calma excessiva) é o mesmo som da chuva ou de água numa cachoeira :Xuuuuuuu

O som que desintoxica o fígado e as emoções úmidas (amargura, raiva, bondade excessiva) é o mesmo som do vento acariciando as folhas: Fuuuu

O som que desintoxica o coração e as emoções quentes (ansiedade, pressa, maldade, paixão e alegria excessivas) é o mesmo som que acontece quando se joga água sobre o fogo:haaaaa


O som que desintoxica o baço-pâncreas e as emoções neutras (preocupação, falta de aceitação, apego excessivo, cuidado excessivo) é o mesmo som da digestão:Hooo ou rrrrr

O som que sela e balanceia a prática é Zhiiii ou Qhiiiii

Essas são só sugestões, pois cada pessoa tem que encontrar seus próprios sons.

Comece a observar seu corpo, e os baralhos que você faz, ou deveria fazer de acordo com o que sente. Observe também os animais, e as crianças. Aprenda com quem ainda não travou o mecanismo natural de desintoxicação sonora do corpo, e absorva essa sabedoria no seu dia a dia.

Ao conhecer bem sobre seus sons, você compreenderá mais sobre si mesmo.


Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Traduzido por Tai Yin - Carlos G.- Portador da tradição Jiulong Kunlun e representante dela no Brasil.

Um comentário: