quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fogo




        Começo com a vibração de fogo devido a um pedido especial e não é difícil compreender porque as pessoas com esta vibração querem ser as primeiras. Conheço várias pessoas que vibram fogo, aliás, conhecer é fácil, o difícil é não notar uma dessas pessoas. Fogo é um elemento expansivo. Paixão, amor e ódio, seus principais sentimentos, são sentimentos inflados, expostos com certa facilidade.

              Elas são as mais comunicativas, alegres, falam alto, às vezes parecem que não vão parar de falar. Mesmo num barzinho podemos reconhecer as pessoas de fogo facilmente, é a pessoa com aquela risada super alta, que faz você na outra mesa imaginar qual foi a piada que motivou tamanha felicidade.
        O fogo tem como órgão principal o coração e está ligado ao sentido do paladar, consequentemente ligado com a língua também. Geralmente as pessoas com esse órgão dominante apreciam comidas bem temperadas, com gostos marcantes, gostam de pimenta e de canela.
Diferentemente do que imaginamos, quem tem o coração como órgão mais forte não é a pessoa mais romântica, doce, apaixonada. Quando elas se apaixonam é intenso, explosivo, ardente, elas podem te arrebatar sem você nem saber o que aconteceu. Essas pessoas não vão te seduzir aos poucos, te envolvendo com palavras e gestos encantadores, há outro elemento que faz isso com maestria.
Elas são aquelas pessoas que colocam no facebook que estão amando loucamente o namorado e na semana seguinte largam, encontram outro e logo estão loucamente apaixonadas pelo atual. Geralmente olhamos para isso com desconfiança, parece que a pessoa não amou nenhum dos dois, mas é assim que elas vivem o amor. Tal como o fogo, enquanto está queimando é forte, mas quando acaba a fumaça se dissipa e logo outro foco de incêndio começa.
As pessoas de fogo passam a impressão de serem enérgicas, hiperativas e até um pouco superficiais devido a essa característica de expansão que o fogo tem.  O fogo é volúvel, inconstante, se transforma facilmente. “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.” (Raul Seixas)

No qigong não falamos de lado positivo e negativo, mas que todos têm um lado de luz e um de sombra. A sombra não é necessariamente ruim, mas pode fazer muito mal se você não estiver atento a ela. Todos os elementos tem um poder destrutivo e o do elemento fogo é a explosão, nessas pessoas a sombra é o ódio e a agressividade.
Nem todas as explosões são prejudiciais, também não é ruim sentir ódio das coisas erradas e ser agressivo para que elas voltem ao caminho correto. O problema é sempre o excesso e personalidades expansivas, como são as de fogo, tendem para o excesso com facilidade. As pessoas com essa vibração podem criar inimigos rapidamente mesmo que elas não sejam violentas fisicamente. Se não cuidarem da sombra, elas podem ser duras e agressivas mesmo que só verbalmente e às vezes nem percebem quão forte foram as próprias palavras.
Há pessoas que não vibram fogo, têm a vibração de qualquer outro elemento, mas vibram toxina no coração. Pessoas com o coração muito intoxicado podem ter um comportamento “estilo capacho”, rastejando atrás de alguém, fazem o que podem e o que não podem para ver o outro feliz, mesmo que isso as deixe tristes. Essas pessoas comumente cheiram queimado para quem tem o olfato aberto a sentir cheiro de energia.

Minha recomendação para essas pessoas é buscar o amor próprio, todos precisam disso, mas essas pessoas precisam mais de amor próprio do que de água depois de dois dias no deserto. Se você é amigo de alguém assim, tente dar uma chacoalhada na pessoa, espero que ela acorde e busque a própria felicidade. Na fusão 3, o despertar do amor universal nos ensina que o amor sai de dentro para fora, se você não se amar, não terá o que compartilhar com o mundo.
Mesmo que vocês se encaixem direitinho na descrição, não levem a ferro e fogo tudo o que está escrito aqui. Estou fazendo uma generalização e felizmente as pessoas são muito mais complexas que isso. Se você tiver algo a acrescentar que você ache que é próprio das pessoas que vibram fogo, coloque nos comentários, esse post tem muito a ser complementado!
Essa é uma visão superficial de ideias de uma tradição oral, ou seja, não tem nada que está escrito aqui, está documentado. Se você discordou de tudo, está no seu total direito, não vou tentar lhe convencer de nada.
Se você ficou mais confuso ainda e não conseguiu se achar, fique tranquilo, irá acontecer isso com a maioria esmagadora, não é fácil mesmo! E eu não espero que com esse post as pessoas saiam classificando os outros, o post tem a intenção de mostrar algo que eu acho interessantíssimo dentro do qigong.
Tem muito "se" nesse final de post, fica claro que eu não consigo explodir como as pessoas de fogo, fico sempre tentando equilibrar. hahaha


Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Li Hua (Maitê Gomes) - Professora da tradição Jiulong Kunlun

10 comentários :

  1. Primeiro, obrigada por atender meu pedido, sei que gosto de apressar as coisas, mas estou aprendendo que tudo tem sua hora e que nem sempre este tempo para as coisas acontecerem irá me agradar. Adorei o post, vc como ninguém sabe que me identifico com a maioria dessas características. Desde que conheci vc e o Carlos estou aprendendo a me conhecer melhor, isto é o maravilhoso mas estou me sentindo responsável a mudar certas coisas, acho que estou tentando controlar meu lado sombra, mas isso chega a ser cansativo, as vezes a vontade de explodir é bem maior que meu autocontrole, ae não tem jeito vai tudo para o espaço mesmo. Porém, de um tempo pra cá comecei a perceber que estou me controlando bem mais, principalmente no trabalho, é chato as vezes, a vontade de jogar tudo pro é bem grande, coração chega a ficar apertado ou até mesmo me sentindo humilhada, por não poder fazer o que quero de verdade. Não sei até que ponto ser do elemento fogo afeta a minha personalidade mas sei que controlar ou até mesmo reprimir essa vibração, as vezes, pode ajudar muito no meu dia dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do post, fico muito feliz com isso. Explodir é uma característica forte do elemento fogo, por isso às vezes deve lhe parecer que é a única saída, mas não é. Eu gosto muito dos 5 elementos porque eles me ajudaram a perceber que há outras maneiras de agir diferentes do que me é habitual. Exemplo: sou super grossa e às vezes magoo as pessoas quando na verdade quero ajudá-las. Descobri que a docilidade da madeira, me faz ter um resultado muito melhor. Depois escrevo a descrição dos outros elementos e você poderá escolher outras formas de lidar com essas situações.

      Excluir
  2. Primeiro, obrigada por atender meu pedido, sei que gosto de apressar as coisas, mas estou aprendendo que tudo tem sua hora e que nem sempre este tempo para as coisas acontecerem irá me agradar. Adorei o post, vc como ninguém sabe que me identifico com a maioria dessas características. Desde que conheci vc e o Carlos estou aprendendo a me conhecer melhor, isto é o maravilhoso mas estou me sentindo responsável a mudar certas coisas, acho que estou tentando controlar meu lado sombra, mas isso chega a ser cansativo, as vezes a vontade de explodir é bem maior que meu autocontrole, ae não tem jeito vai tudo para o espaço mesmo. Porém, de um tempo pra cá comecei a perceber que estou me controlando bem mais, principalmente no trabalho, é chato as vezes, a vontade de jogar tudo pro é bem grande, coração chega a ficar apertado ou até mesmo me sentindo humilhada, por não poder fazer o que quero de verdade. Não sei até que ponto ser do elemento fogo afeta a minha personalidade mas sei que controlar ou até mesmo reprimir essa vibração, as vezes, pode ajudar muito no meu dia dia.

    ResponderExcluir
  3. No Inicio da Leitura dei muitas risadas porque me identifiquei em muito com o descrito. Algumas das coisas como dar risadas altas, falar alto, está feliz com tudo seja ela coisa pequena ou grande, são acontecimentos que vivencio no dia a dia e muitas das vezes nem as percebo. Agora sobre o lado ruim, mais sombrio, creio que venho aprendendo a me controlar mais. Depois que conheci a Maitê, passei a perceber de uma forma diferente como minhas palavras soavam para os outros e me cobro a cada dia para isso dar certo. Certas coisas que eu falava, parecia agressivo mesmo para as pessoas, e nem era essa impressão que queria causar. Me conhecendo mais, estou sabendo medir as palavras, me coloco mais no lugar dos outros e assim minha comunicação melhorou e muito. Obrigado por esses conhecimentos. Nada que está escrito é 100% mesmo, pois nós seres humanos não somos 100% em nada. Melhor do que não ter nada, é ter alguma coisa poder desfrutar desses conhecimentos simples e objetivos que faz a gente ir olhando para o mundo de uma perspectiva diferente.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, essas figurinhas de fogo, eu não queria expor vocês, mas tudo bem, vocês mesmos fazem esse serviço. Que bom que esses conhecimentos ajudaram, há muita coisa que o qigong pode contribuir com a vida de todos. É só querer praticar!

      Excluir
  4. Muito bom Maitê! Adorei o post. Curiosamente no horóscopo o meu elemento é fogo. Não sei se o horóscopo tem alguma relação com o qigong. É que não me identifiquei com as características de vibração fogo no qigong. Fico aguardando os próximos para ver em qual me enquadro. bjão...Delmiro

    ResponderExcluir
  5. wow!! Eu totalmento vibro fogo.....todos me dizem que sou assim...EXPLOSIVA!

    ResponderExcluir
  6. A maneira o qual foi abordado o Chi Kung nessa matéria não tem nada haver com essa pratica chinesa de exercícios para a saúde e artes marciais, eu praticante de chi kung há 30 anos posso garantir isso, mesmo que estivesse fazendo uma analogia essa estaria fora de lógica, o fogo do qual se trata no Chi kung não tem nada haver com esse o do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não entendeu nada, o texto fala sobre a personalidade mais comum deste elemento. Seus trinta anos de prática ainda não amoleceram a sua mente para compreender as coisas

      Excluir