segunda-feira, 17 de junho de 2013

Po Wa - Os Chácras e a relação com as artes

Início da Série de 8 postagens sobre as artes que influenciam os Chácras  (Chackras, Chakras), uma das práticas de Po Wa taoista. Obs: O termo chinês para Chácra é Yao, e a definição nem sempre é igual ao que os indianos chamam de Chácra.

A partir de hoje começarei uma série de posts sobre algumas das artes que influenciam o alinhamento dos pontos de conexão dos canais internos, as rodas (os famosos Chácras), baseado nos ensinamentos de Po Wa, ensinados pelo mestre Chan Tzi.

Po Wa refere-se aos estudos de como funcionam as relações de troca de energia no universo, as consequências disso e as transformações que essas trocas implicam.

Os canais de energia internos, em especial, os 8 Vasos Maravilhosos, ou Vasos Misteriosos, são como correntes marítimas no nossos planeta, e interligam os oceanos (Dan Tien ou Tan Tien) e os rios por onde as águas correm (meridianos que são utilizados na acupuntura e outros não listado pela medicina tradicional chinesa).
Esses grandes canais, os Vasos Maravilhosos, assim como a força cósmica universal, se cruzam em pequenos espaços internos, que são chamados de "Rodas D´água", ou como se diz em sânscrito, Chácras e Yao em chinês. Nessas rodas d´água estão manifestas as glândulas e pontos magnéticos chaves para desfazer os bloqueios de energia no corpo (ver o post sobre as três naturezas corpóreas).

A forma de como nos sentimos e de como estamos configura-se entre outros fatores pela situação da fluição de energia nesses pontos de conexão, e uma das melhores formas de trabalhar esses centros para obter uma transformação grande na nossa vida é pela prática das artes.

Pintura, Dança, Culinária, Artes marciais, Artes sexuais, Yoga e Qigong, Música, Artes médicas, Cultivo da terra, Prática de caridade com os menos afortunados, Teatro, Escrita, Leitura, Orações e preces, entre outras artes, são peças fundamentais para transformar o aprendizado humano e modificar as configurações dos centros de energia a partir da natureza verdadeira do ser.

Explanação dos Chácaras e Algumas artes que influem diretamente sobre eles (futuramente todos estarão linkados aos respectivos posts)

Chácra sexual (Palácio dos desejos)
Chácra da família (Porta da vida e da morte)
Chácra do poder pessoal (Porta do Sol e da Lua)
Chácra do coração (Palácio do fogo Imperial)
Chácra da garganta (Portal da Fala)
Chácra do terceiro olho (Porta Mística)
Chácra da união celestial (Portal Místico e Palácio de Cristal)




Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Boa Leitura
Escrito por Tai Yin - Carlos Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário