terça-feira, 1 de outubro de 2013

Desenvolvimento do Cháckra do Estômago de Acordo com a Yoga Esotérica Taoista

Terceiro Post da Série: Explanação dos Chácaras e Algumas artes que influem diretamente sobre eles

O cháckra do estômago (nas tradições chinesas o termo Cháckra é chamado de Yao), o centro do poder pessoal, se localiza num triângulo que temos formado pela finalização do osso esterno e das costelas flutuantes, na região do estômago.
Esse centro está relacionado com a autoconfiança,  com a capacidade de realização e a força de manter-se ereto. Se este ponto está fechado, há uma grande tendência do peito também se fechar.

O peitoral está relacionado diretamente com o amor, e sem realização e sem poder pessoal, é muito difícil que haja amor, e com o tempo, esse centro fechado vai destruindo o brilho pessoal, o desejo e o ser em todos os aspectos,

Normalmente o processo de degradação do centro do poder pessoal dá-se ao acumulo de frustração, culpa, medo de falhar, e sensação de impotência, no entanto se a pessoa que está nesse estado quer se desenvolver (seja lá em qual aspecto for), precisa começar a modificar esses padrões e aqui vão algumas dicas:

No taoismo tântrico, ao contrário de muitas tradições, acreditamos que a realização dos desejos é uma ótima forma de desenvolvimento espiritual (para compreender melhor, leia Tantra dentro do Chi Kung). Desde  que ele passe pelo filtro da realização dos desejos (clique no link para ler mais), para que saibamos se é realmente um desejo, ou uma ilusão.

Acreditamos que quanto mais desejos são realizados, mais experiência de vida (Kharma Positivo e Dharma) a pessoa acumula e que mais simples ela se torne. Quanto mais realização espiritual se tem, mais compreensão da vida se adquiri,  de menos coisas a pessoa precisa para ser feliz e realizada, e mais simples ela se torna.

Há uma parte do desenvolvimento do poder pessoal (a força do Chackra do estômago) ligada á capacidade de acumular bens materiais. Também é importante que essa capacidade seja desenvolvida, o taoismo tântrico kunlun e a yoga taoista não vê como ruim o acumulo de bens materiais, mas vê como ruim isso se tornar uma veia de impedimento para o desenvolvimento espiritual.

E quanto mais desenvolvido espiritualmente, menos valor as coisas materiais possuem, e menos sentido faz ter elas em nossas vidas.

Mas, ao contrário de muitas tradições, não vemos nisso uma batalha, vemos apenas possibilidades de crescimento e desenvolvimento de habilidades e de autoconfiança.

As realizações e o desenvolvimento do Cháckra do Estômago estão associados com a capacidade de realizar desejos, de enfrentar desafios (e de preferência vencê-los), de obter realizações emocionais, sexuais e por último, as espirituais. Já a realização espiritual inclui o fim de um ciclo de aprendizado, onde os valores se modificam, e muitas vezes os bens materiais que antes eram preciosíssimos passam a não ter mais nenhum valor.

O treino de qualquer coisa que te imponha um desafio a ser explorado é excelente para desenvolver o poder pessoal, e a confiança de que se pode realizar qualquer coisa.


Infelizmente muitas tradições devocionais tem a péssima ideia de que uma pessoa comum jamais atingirá os últimos níveis de potencialidade espiritual, nessas tradições essas pessoas nascem de flores, de virgens, de estrelas que descem a Terra. E existem sim seres que descem ao nosso planeta para semear o Dharma, mas a questão é que todo ser que possui a fagulha de vida, o sopro primordial da fonte criadora, tem o mesmo potencial,e são cuidados com o mesmo amor, seja uma barata, um cachorro, ou um ser humano.

A diferença é que o corpo humano, na nossa realidade é o mais difícil de se obter, mas isso não nos torna mais sagrado que qualquer outro ser vivente, tenha esse ser mais ou menos compreensão de sua existência e do universo.

Todos temos o potencial espiritual infinito de desenvolvimento, e aceitar menos do que isso é massacrar todo o nosso poder pessoal de desenvolvimento.



Fonte da imagem: geoglyphiks

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Tai Yin - Carlos G.

Um comentário :

  1. ótimo artigo! Consigui achar o que eu queria e aprendi muito! Obrigada!

    ResponderExcluir