terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os Oito Imortais - He Xiangu/ Ho Shien-Ku - A Imortal da pureza

Imortal Menina/Mulher.                     Representa no pakua a força da Terra
Seu objeto mais comum de representação: Flor de Lótus
Representa o espírito da Tartaruga, no aspecto da serenidade e um dos seus símbolos é o Cervo devido a sua nobreza de coração.




Diz a lenda que ela nasceu numa família muito pobre e que passava muita necessidade.
Um dia, uma velha passou pela sua casa vendendo alguns pertences do seu falecido marido. Então a mãe de He Xiangu disse que não tinha dinheiro para comprar nada.
Vendo que seus pais estavam passando fome, e que ela era um peso a mais para aquela família, ela pediu a velha que a deixasse ir morar com ela.

A velha então aceitou, mas disse que a sua cara era muito longe, e que provavelmente He Xiangu não voltaria a ver seus pais por muito tempo.

Com lágrimas nos olhos, a pequena He Xiangu se despediu dos seus pais, e seguiu viagem com a velha.

Ao chegar na casa da velha, ela era tratada como escrava, tinha que trabalhar muito, e sempre apanhava muito, mesmo assim ela era dócil: ajudava os animais machucados na floresta, e dava comida aos pobres.

Um dia a velha estava preparando leite de soja, e teria que ir pegar dinheiro do seu falecido esposo na cidade, então pediu a He Xiangu que tomasse conta do fogo e do caldeirão, avisando que se estivesse faltando uma gota quando ela voltasse, que a menina apanharia muito.

Então He Xiangu sentou-se em frente a panela, e ficou lá quietinha, enquanto a velha saia para ir a cidade.

Pouco tempo depois, apareceram sete mendigos, atraídos pelo cheiro do preparado de soja cozinhando, e imploraram por um pouco de comida, dizendo estar em uma longa jornada e estarem sem comer a dias.

Xiangu ficou em um dilema: ela não gostava de não ajudar as pessoas, mas se ajudasse os mendigos, ela iria levar uma baita surra!!!

Vendo a situação dos mendigos, ela resolveu deixar que eles tomassem o leite de soja, mesmo sem estar pronto. Eles comeram TUDO!!!

Agradeceram, e foram embora.

Xiangu então correu e foi tentar fazer mais preparado de soja, mas não deu tempo, a velha chegou quando ela estava tentando amassar os grãos de soja.

A velha a pegou pela orelha, e deu uma surra nela. Depois de bater bastante, perguntou quem comeu todo o preparado na panela, pois He Xiangu não conseguiria comer tudo sozinha.

Então a menina contou que deu o preparado para 7 mendigos comerem.

A velha então disse a He Xiangu para ir atrás desses mendigos e trazê-los até a casa dela, ou então a menina seria expulsa de lá.

Ela então correu até encontrar os 7 mendigos, e os levou até a casa da velha.
Chegando lá, a velha mandou que eles vomitassem o leite de soja em uma cumbuca ou ela bateria na menina que foi boazinha com eles até matá-la.

Eles então enfiaram o dado na garganta um a um, e vomitaram na cumbuca. Logo em seguida, a velha começou a gritar e atirou a menina no chão de cara na cumbuca, xingando-a muito e a mandou comer .

Ela começou a chorar, mas abaixou a cabeça e começou a comer o leite vomitado.

A velha então expulsou os mendigos de casa e deu uma baita surra em He Xiangu.

Por causa do ocorrido, He Xiangu não conseguia mais comer nem beber nada, e começou a emagrecer e definhar, isso começou a preocupar a velha. Mesmo com todo esse sofrimento, ela continuou dócil e ajudava as pessoas e animais.

Quando estava quase no leito de morte, ela teve um sonho com um imortal, que mostrou um local perto da casa dela, onde ela deveria comer o pó de uma pedra chamada Mica.

No dia seguinte, ela reuniu as forças que restavam, e disse a velha que iria sozinha até a montanha. A velha se ofereceu para ir junto, deixando He Xiangu surpresa, mas a menina não aceitou, e disse que teria que ir sozinha.

Foi uma jornada muito difícil, mas antes do final da tarde, He Xiangu encontrou  a pedra e comeu o pó que estava nela e depois desmaiou.

Ao acordar na manhã seguinte, quando ela acordou, deu de cara com o imortal com quem ela havia sonhado, era um dos 7 mendigos que ela havia ajudado. Esse sete, na realidade, eram os outros sete imortais. Então, o imortal começou a ensinar alquimia interna para ela: ela aprendeu a cessar sua menstruação e a não se alimentar quando não quisesse. Esse processo se deu quando ela tinha apenas 14 anos.

Como ela não retornava, a velha resolveu ir atrás dela, e não a encontrou, então todos os dias a velha chorava, e sentia um profundo ressentimento por todo mal que fez a aquela menina tão amável, acreditando que He Xiangu tivesse morrido. A verdade é que a velha nunca tinha conseguido dar um filho para seu amado esposo, e ela acabou se tornando amarga e ranzinza por esse motivo.

Ao terminar de receber os ensinamentos, He Xiangu voltou para a casa da velha, que gritou seu nome ao vê-la. A menina achou que iria apanhar da velha de novo, mas ao invés disso, a velha a abraçou, chorando, e pediu perdão. A menina disse que não havia nada a perdoar, e pediu desculpas por ter demorado tanto.

He Xiangu então começou a colher ervas e cogumelos, a fazer elixir e a ensinar sobre o caminho da auto realização e da simplicidade para as pessoas. Muitas pessoas conseguiram ser curadas de doenças, e muitas vinham de muito longe para aprender meditação com a jovem sábia menina.

A sua fama cresceu tanto que chegou aos ouvidos da imperatriz, Wu Zetian, que era mesquinha, e queria imortalidade para governar a China para SEMPRE !!!

Ela ordenou que os guardas levassem a menina para o palácio. A velha tentou impedir que os guardas levassem a menina, mas ela nada pode fazer.

Ao chegar no palácio, a imperatriz ordenou que He Xiangu lhe ensinasse os segredos para imortalidade. A menina se recusou, e então a imperatriz mandou que a matassem imediatamente.

Os guardas atiraram as lanças sobre ela, e imediatamente, as lanças foram repelidas. Um grande clarão surgiu, e He Xiangu desapareceu, suas roupas caíram no chão e queimaram até virarem cinzas.



He Xiangu é considerada a padroeira das Mulheres, e é representada por uma Lótus, por sua grande pureza de coração.


O maior ensinamento que ela deixou foi: não deixa que nada, NUNCA, tire de você a sua pureza de coração, não importa o tamanho da sua dor ou da sua humilhação, mantenha a pureza do seu coração.

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Tai Yin - Carlos G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário