segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Série sobre Xi Sui Jin - Gong Li - O Fogo Interno/Psíquico

Segundo poste da série de Xi Sui Jin (clique para ver).

A prática do fogo interno (também chamado de fogo psíquico) consiste em aprender a despertar o calor e a vibração de fogo adormecida dentro do corpo, manifesta principalmente pelo coração e pelos movimentos dos ventos internos, esse fogo pode ser conduzido pela nossa vontade com a força da intenção pura.

Onde as mãos vão, onde os olhos vão, onde a atenção vai, o qi vai, o calor vital vai. Com esse calor é possível nutrir a essência da vida, e restaurar partes do corpo e do espírito que estão lesionadas, atrofiadas e sem a força luminosa da consciência.

Com o fogo interno podemos fortalecer nossos órgãos e vísceras, e eles armazenaram essa força, evitando assim que nós fiquemos doentes, e restaurando a nossa força emocional também.

Nossos órgãos são regentes da força divina interior, eles regem a harmonia da força divina que se manifesta dentro do nosso corpo, e guiam as inteligências espirituais internas. Quando um órgãos está fraco, toda a força ligada a ele está em baixa, e se isso não for restaurado, podemos ficar doentes e ter muita dificuldade em sarar, mesmo utilizando um remédio, então nesses momentos levar a concentração para os órgãos, e junto com essa concentração aquecer a força interna deles, pode ser muito útil, mas não é preciso esperar um órgão adoecer para aplicar a força do fogo interior.

É muito fácil despertar o fogo interno, caso você se concentre em algum ponto do seu corpo por algum tempo, ele vai aquecer, e conforme for treinando essa habilidade e aplicando nos caminhos ensinados pela tradição, vai aumentando o seu poder. Essa prática possui oralmente uma iniciação muito poderosa, que gera uma grande fogueira dentro do corpo, mas é eficiente mesmo sem a iniciação.

A prática para empoderar os órgãos yin e restaurar a força deles e a saúde:

Sente-se confortavelmente no chão ou em uma cadeira com as pernas cruzadas (é importante que as pernas estejam cruzadas), com os lábios fechados e coluna ereta, sorria.
Traga as duas mãos juntas (mãos em prece) no meio do peito (tocando o meio do peito), feche os olhos e se concentre nesse ponto até sentir o centro do peito bem quente.

.Toque os dois rins nas costas e sorria, sinta o calor penetrar os rins de forma gentil, e só prossiga após sentí-los bem aquecidos, não visualize nada, sinta. Observe. Isso vai ajudar a evaporar e reduzir os medos.

.Toque o fígado com as duas mãos e sorria, observe o calor suavemente preencher o seu fígado. Isso vai acalmar a raiva e reduzir a amargura interna, vai relaxar e aliviar um pouco o estresse e as frustrações do dia.

.Toque o coração, sorria e absorva o calor suavemente dentro dele,  observe o coração. Isso vai auxiliar na redução da ansiedade, das repressões do dia e das vezes que não se conseguiu dizer algo.

.Toque o Baço e o Pâncreas, sorria, e absorva o calor dentro deles. Isso vai ajudar a aliviar o excesso de apego, a confusão e o pensamento excessivo.

. Toque os dois Pulmões, sorria e absorva o calor. Isso vai auxiliar a relaxar o excesso de pressão do dia, as cobranças, e alivia a tristeza também.

Depois disso esfregue e aqueça o Coxis (poço de Qi ou Chi) e o osso sacro (caverna dos oito imortais), depois com as pernas cruzadas, toque as mãos no meio do peito.
Utilize a respiração para atiçar o fogo (quando o ar entrar aumente o fogo, e quando o ar sair, aumente o fogo também). Cuidado para não apertar o espaço entre os olhos, sorria deixando a expressão suave.

Expanda o fogo interno pelo corpo e deixe principalmente os órgãos se nutrirem dessa força.

As mulheres não devem fazer quando estão menstruadas, e os homens não pode ejacular por 2 horas depois de realizar essa prática. Nenhum dos dois deve ir ao banheiro por pelo menos uma hora, e tem que esperar uns 15 minutos para comer, tomar água, lavar as mãos, ou entrar em contato com vento/chuva.


Essa é uma amostra da prática do fogo interno, e a iniciação da prática possui empodera dezenas de vezes a sua força, e há muitas outras práticas e combinações de exercícios (que só podem ser feitos por pessoas iniciadas e que pertencem a tradição, recebendo os ensinos de forma oral).
Há também uma acumulação de práticas chamada de "Cultivo do Pulsar dos Corações" que empodera a prática toda vez que é concluída. 

O cultivo do fogo interno é o cultivo da própria mente, o cultivo da força vital, e é essencial para o despertar da divindade interior. Com o fogo interno, nós podemos restaurar o nosso corpo, treinar nosso poder de concentração, empoderar e curar o nosso corpo emocional, restaurando o contato dos órgãos com a nossa consciência, despertar dezenas de poderes e habilidades ocultas.

O fogo interno é uma das chaves mais importantes na fundação para o despertar do coração divino, e principalmente, para deixar as coisas dentro de nós em paz e em perfeita harmonia, unificar natureza interna e externa.

E que a consciência do fogo interior desperte em todos os seres.












Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com

Abração.

Tai Yin - Carlos G.

*As iniciações de fogo interno geralmente são feitas no retiro básico de Xi Sui Jin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário