sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Meditação ao longo da vida: Os quadro Poemas de Kao Pa-Lon

Kao Pa-Lon foi um praticante de meditação que viveu durante a dinastia Ming na China, e teve acesso a grandes mestres e professores de taoismo, confucionismo, e artes internas. Ele escreveu quatro poemas que descrevem as fases de meditação que vivenciou ao longo de sua vida.

Eu entrei em meditação nas montanhas
O tempo parecia rolar atrás de mim
A árvore de pinho forma uma sombra verde
Nuvens se tornam lentas.
Animais têm seus filhotes onde ninguém pode perturbá-los
Pássaros fazem seus ninhos no alto das árvores;
Todas as criaturas abaixo do Sol sabem como viver.
Porque o homem não sabe?
Protegido dentro de uma caverna, bebendo água fresca
Assim nós teríamos muito pouco para nos afligirmos.


Eu entrei em meditação próximo das águas
Lavando para longe as aflições do mundo.
Elas caminham levando o passado e nunca retornam.
Só um poeta como eu noticia essas coisas.
As águas ficam nubladas com as algas.
Flores selvagens estão em perfeição.
Peixes as vezes pulam no ar.
Os Patos remam de braços cruzados.
Como uma pedra serena sobre as águas
Eu também estou tranquilo


Eu entrei em meditação no meio das flores
Abri os olhos e vi o centro do céu
A luz deslumbrante se divide em muitas cores
A Lua prateada começa a mover as sombras
Borboletas dançam com alegria
Pássaros cantam alegremente.
Mil ambições são esquecidas agora
Não há mais desejo de encontrar a maior felicidade
Se você possui vinho, beba, e
O sinta profundamente quando segurar o copo.


Eu entrei em meditação embaixo das árvores
Eu senti leveza durante todo o dia,
Deitando as vezes sobre a firmiana (uma árvore)
As vezes sobre o pinheiro.
Minha mente é brilhante como um espelho
Sem preocupações, refletindo o nada.
O mundo é verde com folhas,
Como uma cortina de Jade que foi pendurada num penhasco cinzento
Iniciando a bênção completa
Este sentimento, ele não pode ser colocado em palavras.


Traduzido por Tai Yin - Carlos Gonzaga Jr. - Tradição Jiulong Kunlun

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com








Estes quatro poemas pertencem ao DaoZang, e podem ser encontrados em inglês juntamente com mais poemas e textos de meditação no livro "Tao of the Meditation" do mestre Tsung Hwa Jou.

Abração.

Carlos G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário