domingo, 12 de março de 2017

Objetos de Poder Taoista do povo Fang Shi - Tradição Jiulong Kunlun

Os objetos de poder são utilizados desde a antiguidade e servem para treinamentos assim como também para comunicação com os espíritos, exorcismo, purificação de ambientes e de energias perversas e pesadas, entre muitas outras funções. Veja a seguir, alguns deles:

Espada (FaQi - 法器) - Espada da Luz Divina - utilizada desde tempos remotos, remete aos antigos cetros com cristais na ponta, a espada é poderosa para ampliar, concentrar energia no ambiente e evocar os espíritos de luz para pedir auxílio. Uma espada precisa ser muito bem trabalhada para poder ser uma "Espada Divina" que tem o poder de expulsar demônios, e cortar a dualidade das ilusões da mente.
Com uma espada mágica é possível se comunicar com o mundo espiritual e cessar a violência, catástrofes, cortar emoções venenosas, entre outras funções como auxiliar nas práticas de Bigu - O jejum taoista, se nutrir unicamente de luz divina.
 O texto taoista mais famoso sobre o poder da espada taoista e como desenvolver suas habilidades está no texto 洞玄靈寶道學科儀 Dongxuan Lingbao Daoxue Keyi.



Espelho (Dichu XuanJian 滌除玄覽) - Polindo o Espelho do Grande Mistério - toda a existência é focada na concepção que possuímos e naquilo que refletimos, a existência é um grande reflexo daquilo que conseguimos acessar e refinar na nossa vida, exatamente por isso o espelho pode ser um objeto de grande poder. O formato arredondado representa o universo e a criação cósmica, mas com o tempo, outros formatos foram adotados.
As práticas antigas eram feitas em olhos de água, e depois em espelhos de cobre polido e por fim, nos espelhos como concebemos hoje: boas parte das práticas de Yoga dos Sonhos Taoista e mesmo a Tibetana e de outros povos é realizada com auxílio de um espelho.
Quando compreendemos que somos um grande espelho e apenas conseguimos refletir aquilo que vibra dentro do nosso coração, os portais podem se abrir e revelar as grandes verdades universais.
Entre outras funções os espelhos servem para quebrar feitiçaria, revelar o poder das estrelas, abrir portais energéticos e do mundo espiritual.



Castanholas (Xiang Ban 響板) - O poder de rachar as maldições - a existência é como um estalo de dedos ou um toque de castanholas e nossa permanência na forma se desfaz assim como este som se dissolvendo na imensidão do universo.
Castanholas são instrumentos que podem revelar bloqueios de energia, dissipar a ilusão da permanência, e fazer o Shen (energia espiritual) cavalgar até as estrelas.
Com as castanholas também se pode facilitar a comunicação com o mundo espiritual e quebrar feitiçaria pesada, é geralmente utilizada para romper os bloqueios na energia e dissolver a estagnação de Qi (energia vital) quando estão bem cristalizados, como por exemplo as ilusões estabilizadas por muito tempo nas nossas crenças que nos limitam. É uma ferramenta de grande ajuda e que pode revelar a luz infinita e eterna com o toque das castanholas mágicas.




Maracas (Malacasi 馬拉卡斯) - Liberação do Fluxo Divino - a fluição suave e poderosa de energia pode ser conduzida pelo poder das Maracas. Além de conduzir os fluxos de energia, este instrumento poderoso pode abrir portais e conduzir o cavalgar dos espíritos na harmonia universal, seguindo o mesmo movimento da criação e diluição do universo e de todas as realidades.
Podendo imitar o movimento do guizo das serpentes, pode afugentar ou atrair as inteligências cósmicas, sob o brilho da luz divina, pode evocar ondas muito poderosas de energia.
De todos os instrumentos indígenas no Brasil, este é o mais comum, e basicamente a utilização é a mesma em ambas as partes do mundo. Conforme a energia vai circulando, vai se limpando, se purificando, este também é o poder da água, associado as maracas.


Incenso/Velas/Fogueira/Fragrâncias/Altares/Talismãs (Xiang 香) - A luz e o cheiro da imensidão infinita - Velas, fogueiras, fragrâncias e incensos tem a função de fixar a luz e purificar o ambiente afastando bichos, elevando a vibração e levando nossas orações, preces e encantamentos a todas as direções potencializando a energia.
Algumas tradições utilizam estas ferramentas em altares, ou ainda desenham formas de poder que servem para fixar a energia, em nossa tradição utilizamos muitos talismãs mas não temos costumes de fixar altares, isso não nos faz ver tradições que montam altares como tradições menores, apenas é uma forma diferente de trabalhar com alquimia. Há muitos caminhos para um mesmo destino, e é o nosso coração que deve escolher o mais adequado para o momento da nossa vida.




Flautas (DiZi 笛子) - O sopro da vida - Nossos corpos e nossa existência são como uma flauta: possuem todos os tons e articulações, mas na verdade são apenas caminho por onde o ar, a luz dos espírito, flui, tocando a vida na melodia da Grande Harmonia Universal.
Flautas são instrumentos muito poderosos para evocar ou afugentar espíritos, abrir portais e focar a mente. Seu poder está no reconhecimento da natureza de vazio original da forma, e o mundo onde não há formas, o mundo invisível, é o mundo dos espíritos.
Por debaixo da carne, somos todos espíritos, e por detrás da forma dos espíritos só existe a luz original, gerada no vazio primordial, que é o caminho para o Tao. Aqueles que conseguirem compreender a essência da existência em seus corações estão prontos para fluir com o som da flauta divina.




 Tambor (DaGu 道教) - O pulsar do Coração Divino - O toque do tambor faz alusão ao pulsar da vida do Céu, da Terra e de todos os seres. Há um provérbio chinês que diz que quando um tambor é bom, não é preciso esforço para que ele soe, da mesma forma é com algumas pessoas que têm facilidade em algo, há um fluxo natural de brilho e projeção.
Este instrumento de poder é utilizado para despertar a consciência para o coração de todas as coisas, e a harmonia de todos os pulsares nas realidades. Existe uma harmonia divina que rege tudo e um poder infinito que cuida de todos os corações, nós que as vezes nos desalinhamos desse poder, e daí surge a violência e o sofrimento, mas com o passar do tempo, tudo se alinha com o toque do grande tambor celeste.
Tambores também são utilizados para aumentar a vibração das coisas e para impulsionar os sonhadores nos diversos mundos da existência e os prismas da luz divina. 
Sinos, tigelas, instrumentos de corda (normalmente ligados aos tendões) e percussão  podem desempenhar a mesma função, mas não são utilizados em nossa tradição




 Leque (Fan 道教范围) - Purificação dos fluxos - O leque pode purificar o nosso campo de energia, afastar os espíritos, pensamentos e toxinas que envolvem nossa aura, afastar também projeções das outras pessoas sobre nós, e projeções pesadas que fazemos sobre nós mesmos, impregnando nosso campo de energia.
Com este instrumento, podemos mover o calor pelos canais do corpo com mais facilidade, purificar os centros de energia e trazer mais presença de brilho espiritual para que possa ser reconhecido pela nossa percepção. Também é muito bom para purificar ambientes. O vento sopra e muda as estações, devido a este fato o "Leque divino" em sua dança tem o poder de harmonizar nossa energia, e assim o clima também pode ser harmonizado, também as pessoas e a vida dos seres de forma geral, mas o trabalho é sempre sobre nós mesmos. Projetar mudanças no ambiente e na vida das pessoas é egoísta e sempre gera muito sofrimento, melhor cada um cuidar do sopro sobre si mesmo.

Bússola (Luo Pan 羅盤) - O mapeador do caminho das estrelas - A bússola pode medir o campo magnético dos locais e também harmonizar a energia do corpo de alguém, é um objeto fantástico que auxilia tanto no Feng Shui (antigo Kan Yu - para saber mais acesse a Aba de Kan Yu no site da tradição: www.taoismobrasil.com) quanto no mapeamento de ondas de energia do corpo e comunicação com os espíritos, em especial, com os ancestrais. Também serve para mapear e encontrar locais de poder e portais no mundo material que levam aos outros mundos.

 


Texto escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da Tradição Jiulong Kunlun no Brasil

visite nosso site: www.taoismobrasil.com

2 comentários :

  1. Sensacional, gostei muito deste conhecimento... me fez lembrar do shintoismo onde temos no altar o três tesouros: espada, espelho e magatama (cristal). Muito bacana, gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Texto claro e sem rodeios, que elucida sem embromar o leitor. Parabéns!!

    ResponderExcluir