sábado, 10 de junho de 2017

Alimentação de Outono: como evitar os problemas mais comuns nessa estação


Outono* é a estação mais seca de todas, onde a energia está se contraindo para se recolher no inverno. Há muitas doenças que podem ser evitadas pelo simples fato de consumir corretamente os alimentos indicados para cada estação:

Na época do outono as frutas: laranja-lima, tangerina, figo, quiuí, pera, melancia (não recomendada para os dias frios), maracujá, goiaba, abacate, caqui, coco verde, mamão.

As verduras e legumes: rúcula, repolho, nabo, jiló, chuchu, beterraba, berinjela, agrião, abobrinha, espinafre, abóbora, ervilha, milho.

Recomenda-se também o uso de probióticos diariamente nessa estação como: Quefir (Kefir) de água, Jun (probiótico Chinês de Mel e Chá) e Missô (deste último se faz uma sopa com água abaixo de 40 graus).

Para os que comem carne: a melhor pedida é carne de Frango/ Galinha em forma de canja, principalmente a noite, para quem não come, uma sopa de fubá e aveia com algumas verduras e legumes é uma boa pedida para manter a saúde, principalmente quando se sentir fraco, use também as especiarias como tempero.

Chás: Crisântemo, hibisco,  calêndula, maçã, chá verde, Oolong, maracujá, cardamomo

Especiarias: cúrcuma, pimentas, sálvia, canela, cravo, noz-moscada

Óleos: azeite, gergelim, mostarda, girassol

Evitar: Bebidas Geladas, ficar muito tempo sem beber algo, ficar no sereno sem nenhuma proteção, evite esfregar os olhos e o nariz sem higienizar as mãos antes, se possível tome seu banho antes das 18:00, após este horário o banho pode deixar o corpo mais vulnerável a adoecer.

Leites vegetais sugeridos: amêndoas (dá disposição e força), alpiste (limpa o fígado mas precisa ser desinfetado antes da preparação), gergelim, e semente de abóbora.

Os órgãos que precisam sem protegidos nesta estação são o Fígado e os Rins, importante beber bastante líquido e se necessário, umidificar o lugar onde você dorme com toalha molhada, balde com água, ou umidificador de ar. Os alimentos corretos ajudam a manter esses órgãos saudáveis e também a imunidade alta.

De manhã abra bem as janelas e portas da sua casa, feche-as após as 4 da tarde, se necessário, a noite umidifique o local onde for dormir, quando acordar faça caretas para ajudar a limpar os resíduos e secreções acumuladas na sua cabeça, faça alguns exercícios sob o calor do Sol e se possível alguma atividade aeróbica para abrir bem os pulmões e ajuda a expelir as toxinas e secreções do corpo, isso ajuda a evitar muitas doenças desta estação.



Dentro das artes taoistas, existe o Si Ji Gong 四季功 - Trabalho com as Quatro Estações, dentro deste estudo temos o estudo sobre os melhores alimentos, exercícios e práticas para prevenir os problemas que surgem em cada estação. Aqui falamos do Outono.
Com essas dicas, esperamos que possam amenizar os efeitos das doenças que esta estação trás, manter o sistema imune forte e saudável. Muita luminosidade e amor neste outono que nos brinda com sua secura e coragem.

Tai Yin Yi - Carlos Gonzaga - Tradição Jiulong Kunlun

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com
Curta nossa Página no Facebook: https://www.facebook.com/qigongkunlun/

Nenhum comentário:

Postar um comentário