sábado, 14 de setembro de 2013

Taoist Dream Yoga, Sonhos lúcidos, iluminação e morte na tradição taoista

Quando eu era criança, tinha pavor de cobras, as vezes ao dormir, tinha pesadelos com elas e o terror era tanto que desenvolvi uma habilidade que me seria útil muitos anos depois, quando fui iniciado na tradição taoista.
Eu conseguia perceber que o sonho era um sonho pela quantidade de cobras, e por detalhes no ambiente que pareciam diferentes do mundo material, então decidia que não queria ter aquele sonho, e conseguia abrir os olhos no corpo físico e despertar.
 Depois assistindo a um programa de televisão, o apresentador disse que poderíamos escolher com o que queríamos sonhar, era só começar a pensar nisso antes de dormir, e sentir que realmente queria sonhar com isso de todo coração. Dito e feito, aprendi ali a encubar sonhos e a ter sonhos com o que eu quisesse. Mal via a hora de chegar a noite para dormir e sonhar, aqui também encontrei quem viria a ser meu mestre ...

Dali em diante, me desenvolvi como sonhador nato. Aprendi a voar, a chegar no plano real através do sonho, a realizar minhas fantasias e desejos nos sonhos e a obter resposta de qualquer pergunta dormindo.

Depois disso, tive uma fase meio obscura em minha vida, em que me afastei de todos os meus potenciais, por me achar impuro e pecador, a ideia que veio me reprimir e me machucar, a mesma que me fez chorar por quase uma semana ao me contarem que Jesus morreu por mim, pois eu era pecador e imundo, e ele veio me lavar com o seu sangue, uma distorção total do que é amor, e do que é virtude, aplicado para subjugar e dominar tantas pessoas, sendo que na verdade, Jesus foi assassinado e não fui eu quem o matei, mas quando era criança, foi a sensação que tive pelo que me disseram.

Depois dessa fase escura, conheci o budismo tibetano, e a Joia de Lotus, que veio a me fazer experimentar pela primeira vez nessa vida a sensação da morte, aos 14 anos. Senti-me atirado no abismo e experimentei meu corpo ser todo arrebentado e descolado, senti a dor da morte, a solidão, o medo, o vazio. Não sei como descrever essa experiência e só fui compreendê-la quando tive experiências próximas, no taoismo, pois meu professor de budismo não era realizado, e não soube me explicar o que significava o que aconteceu comigo.

O budismo me deu uma perspectiva melhor sobre mim mesmo, mas eu sentia que aquela devoção toda aos budas e orações ainda não eram o que de fato meu coração buscava, é um caminho lindo, e os taoistas e budistas são irmãos na jornada espiritual, os dois possuem o cultivo dual do corpo e da mente, mas os método são diferentes.

Após algum tempo procurando outros caminhos, conheci o taoismo alquímico. Fiquei muito emocionado, e quase chorei na minha primeira prática de Tao Yin, com macaco que reza com o joelho pra cima, parecia que eu já conhecia aquilo, e que tinha buscado isso minha vida toda.

No taoismo alquímico se tem um contato direto com a força vital e com a fonte criadora da energia no universo, não se utilizando um intermediário, nem um salvador, deuses, se utiliza a própria sensação do corpo e da energia como início de caminho. Os exercícios energéticos vão aliviando os bloqueios de circulação de energia e atingi-se a comunhão total universal, despertando o nosso corpo cósmico imortal.

Depois de aprender muitas formas de exercícios, vieram então as práticas de sonho, e eu já conhecia bem algumas delas, mas estava enferrujado... rsrsrsr

Ao dormir, recarregamos nosso corpo com a força das estrelas e a força magnética da Terra, que alimenta e restaura nosso corpo, por isso também, a postura em que dormimos interfere na qualidade do sono (ver post sobre insônia e sobre fatores que interferem na qualidade do sono). É muito difícil termos um alto nível de prática de sonho se vamos dormir cansados, pois a energia se volta a restaurar o corpo e não a desenvolve o que está além no mundo dos sonhos.

Os exercícios energéticos e o trabalho emocional também ajuda muito. Quando se limpa o corpo e se alivia ou dissolve-se os bloqueios durante o dia, é mais fácil fazer o mesmo processo durante o sonho a noite: limpar seu campo de energia, suas emoções, vidas passadas e futuras, obter informações e aprender coisas.

A Yoga taoista dos Sonhos (Zhen Ming - as práticas de sonho lúcido e Ming Zhan - as práticas de sono) tem quatro fases iniciais: o sono leve, o primeiro espaço de sonho, o sonho consciente, e o vazio primordial. Também se referem ás fases de pulsação cerebral: beta, alfa, gama e téta.
O sono leve está em alfa, o sonho superficial entre alfa e gama, o sonho consciente está em gama, e o vazio primordial em téta.

Os sonhos tem um papel fundamental na sobrevivência do homem desde os primórdios, é neles que encontramos respostas e soluções, compreendemos o nosso dia e a ilusão de todas as coisas que vão mudar e serão compreendidas com o tempo. Tudo no universo está conectado, não há pontas soltas, mas quem tem sabedoria, pode modificar seu destino e fazer escolhas que mudem a sua vida e tudo além dela nos momentos oportunos.

As práticas de sonho e de sono também nos levam a compreender que a morte é uma ilusão, assim como essa e todas as outras realidades, a única verdade do universo é o vazio primordial e a felicidade e completude infinitas.  Isto não dá para explicar escrevendo ou falando, tem que ser sentido com o coração. Talvez seja isso que as religiões chamem de Céu, para os taoistas, se dissolver completamente nesse vazio (incluindo o corpo físico) é próximo do último nível de imortalidade.

Ao longo da nossa vida, temos vários picos dessa felicidade infinita, e nesses momentos, nos enchemos do vazio primordial, a raiz amor divino e infinito.

Para os taoistas, a morte é vista como o início de um ciclo, e finaliza uma tentativa de aprendizado do despertar do nosso espírito. Dividimos os que atingem realização no momento da morte em 5 níveis, sendo o primeiro, passar consciente pela morte, e a possibilidade de reencarnar em 49 dias, trazendo consigo todas as informações com que morreu mais o aprendizado no reino intermediário (reino dos espíritos, uma das 7 realidades ilusórias), que vêm a ser recuperados até os 7 anos de idade. Este processo começa a ser treinando com a prática do brilho espiritual, que permite que entremos conscientes no mundo dos sonhos.

Eu espero atingir o último nível ainda nesta vida, e espero que minha história pessoal possa auxiliar muitos sonhadores a despertarem para o potencial de seus sonhos, sem eles, a vida não teria sentido.

Bons sonhos.

Acesse nosso site: www.taoismobrasil.com


Escrito por Tai Yin - Carlos Gonzaga

Na foto: Chen Tuan (Chen XiYi) sonhando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário