sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Caminhando pelas Sete Realidades Ilusórias de Po wa -破瓦

Estes são alguns dos ensinamentos mais bonitos que pude receber do mestre Chan Zi durante meu tempo de treinamento em sua casa, e de outros mestres da linhagem enquanto estudei fora do Brasil, nada aqui é de fato real e permanente, e por este motivo, podemos seguir o caminho das muitas existências.

O termo em chinês Po Wa - 破瓦 quer dizer "Telha Quebrada", sendo uma alusão a abrir pequenas frestas na mente, para poder ver além do que aquilo a que estamos condicionados. Por este motivo, esse é o termo que os Fāngshì (方式 - povo de Kunlun) utilizam para tratar das práticas de abertura da percepção ás coisas que não estamos vendo sem ter uma "telha quebrada", e para sustentar a lucidez em qualquer uma dessas realidades, é preciso fortalecer o Qi (energia vital), alinhar e arredondar o corpo luminoso (Yalus), que é o nosso campo de energia.

Existem Sete estados de percepção que chamamos de Sete Realidades ilusórias de Po Wa.

1 - Realidade do Metal: a realidade em que a maioria das pessoas mantêm a sua percepção presa, é o mundo palpável a que chamamos de mundo material, aqui há muita densidade e há a ilusão de que existe morte, pois quando os seres normalmente são rasgados ou rompidos, a sua presença não mais se nota no mundo da forma.

2 - Realidade da Água: é o mundo dos sonhos, este mundo espelha todas as outras realidades e a si mesmo, pode misturar, distorcer, e é o melhor portal para atravessar as realidades com a percepção luminosa, podendo mostrar uma forma ilusória dos seres que não possuem matéria orgânica densa.

3 - Realidade do Vento: é o mundo da imaginação, onde qualquer coisa pode se manifestar e ser visualizada, mas se desfaz com a mesma velocidade com que se manifesta.

4 - Realidade do Fogo: aqui são moldados e espelhados passado, presente e futuro, e vão se transformando e se espelhando seguindo o fluxo natural onde nada é fixo e nem imutável.

5 - Realidade da Madeira: este é o mundo do fluxo emocional que pode cristalizar e identificar como reais as muitas sensações que fluem num fluxo sem fim. As emoções são como sementes ao vento, mas também podem germinar como plantas parasitas, é preciso cuidado para que frutifique aquilo que tem coerência com a verdade do coração, ou o jardim todo vai ficar em conflito, também há espaço para todo o tipo de ambiente e habitat.

6 - Realidade Intermediária: este é o mundo dos espíritos e das forças sem densidade orgânica.

7 - Realidade do Vazio: este é o útero sagrado onde a existência é naturalmente fixada e de onde pode surgir o nada, que contêm todas as manifestações em potencialidade.

Um bom Fang Shi e praticamente de alquimia interna precisa aprender a transitar pelas Sete realidades ilusórias ao longo dos anos de treinamento, há especialistas em transitar mais por uma realidade que a outra, como por exemplo:

- os Videntes (Xiān jiàn zhě 先见者) que são especialistas em Oráculo (I Ching/Yi Jing e mapas de orientação de Vida) trabalham mais na realidade do fogo, observando de onde a energia vem, como ela está e a tendência de como está fluindo.

- os Sentinelas ou Invocadores (Línghún de shàobīng - 灵魂的哨兵 ou apenas Shàobīng - 哨兵) especialistas em adentrar no mundo intermediário e através do comando dos espíritos ajudar todos os seres

- os Fisionomistas (Xiānzhī - 先知) estudam Feng Shui e são tidos como profetas que estudam na realidade do metal as formas da Terra, do movimento das Estrelas e as interações com as leis do mundo emocional da madeira para realizar a leitura de presságios (quando se pode observar o que leva aos acontecimentos a partir de algo concreto) e as predições (quando se pode prever a tendência do futuro a partir de padrões).

- os Sábios Alados (Yǔmáo shèngrén -羽毛圣人, ou apenas Yǔmáo - 羽毛, no sentido de cavalgar sobre as nuvens ou voar) que trabalham intensamente no mundo dos sonhos, e todo Fāngshì deve saber voar, mas, há muitas outras especializações.

Passamos a nossa vida atravessando todas essas realidades, e é útil descobrirmos como lidar com todas estas transições das existências, assim podemos nos aproximar mais da nossa verdadeira natureza.

Que todos os seres possam perceber que esta vida é um sonho, e que o mundo material não é total e nem fixo, e assim como ele, aqui estamos todos de passagem.

Com carinho, Monge Tai Yin Yi


Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/qigongkunlun/
Visite nosso site: www.taoismobrasil.com
Assista nossos vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCOM0hC0Y1p6NzLZFzWjJ_UA

Nenhum comentário:

Postar um comentário