sábado, 6 de abril de 2024

Os Caminhos de União ao Tao - Dàojiào - 道教

 Podemos dividir os métodos para se cultuar o mistério em 6 tipos diferentes de métodos:

1 - Dǎo yǐn - 导引

Se refere ás práticas de desbloqueio das articulações, alongamento e fortalecimento dos tendões, músculos e ossos, fluição de sangue e liberação do fluxo energético do corpo até as suas extremidades, utilizando os recursos de posturas, respiração e foco mental.

Pertence a esta modalidade práticas avançadas de treinamentos de relaxamento profundo denominados como  Shuì gōng - 睡功 - os treinamentos de descanso e relaxamento que podem despertar o Jīn dān 金丹 - Elixir de Ouro ou Corpo de Luz. 

Quando o fluxo de energia pelo corpo está alinhado e fortalecido é possível relaxar profundamente e na imobilidade, assim se pode retornar a raíz ancestral da vida, e consequentemente adentrar nos grandes mistérios.

2 - Fāng zhōng - 房中術

Também conhecida como "artes de câmara" ou alquimia sexual, podendo haver uma separação para desenvolver artes de prezeres sexuais e artes de elevação através do cultivo da energia sexual sem orgamo, mas com Êxtase.

Este método é considerado o mais rápido dentro dos métodos para se adentrar nos mistérios, principalmente se for realizado em dupla ou em grupo canalizando a energia sexual,  há também práticas solo e eu sempre sugiro optar por elas, visto que são mais seguras e não dependem do esforço ou boa vontade de outra pessoa. Aqui também está o caminho monástico de Kunlun.

Este método de cultivo também é o mais fácil de se corromper ou se perder, o ato sexual realizado neste método não pode ter orgamos direto e nenhum tipo de transferência emocional, ele precisa ser realizado de forma mecânica e com o intuito de elevar a energia do corpo e não o intuito de obter prazer carnal.

As falhas nesse tipo de método, seja na execução ou na transmissão dos ensinamentos pode tornar o praticante um vampiro sexual, causar doenças do corpo e da mente e desregular os fluxos emocionais.

Há também os praticantes de retenção de sêmen e as mulheres que dedicam seu processo alquímico a engolir sêmen dos homens para obter longevidade, essas pessoas não compreenderam que a energia sexual para ser utilizada precisa ser colhida antes de gerar um processo material, depois que o mistério se fez flúido não é mais possível absorver a sua essência original, por isso só os verdadeiros praticantes de taoismo, que cultuam o mistério, conseguem colher a força primordial da vitalidade sexual antes dela se manifestar no corpo.

O método clássico desagua em "cortando a cabeça do tigre branco" e "cortando a cabeça do dragão vermelho" se referindo ao processo em que o corpo para de produzir sêmen e para de gerar menstruação, sendo um processo diferente da menopausa e da andropausa, e também não está associado a reter ejaculação, o corpo cessa a produção, tem vários estágios de cultivo e normalmente nos níveis mais avançados exige que se siga uma vida de forma quase que totalmente ou integralmente celibatária.

Independente da modalidade ser individual ou não, o cultivo da força sexual é a fundação da Alquimia Interna Taoista em quase todas as linhagens.

3 - Shǒu yī - 守一 

Este método é conhecido como "Unidade" e está relacionado com diversos processos dentro da alquimia interna clássica.

Ele passa desde incorporação de ancestrais, forças ocultas no corpo, canalização de gênios das estrelas e animais cósmicos sagrados, indo a deidades (também chamado de phowa tanto na tradição tibetana quanto taoista) e forças infinitas, até a processos de observação silenciosa e tranquilização da mente.

Neste tipo de método também pode haver ingestão de álcool, elixires, venenos, plantas alucinógenas e dietas especiais como o Bigu (jejum taoista) entre outras, métodos de engolir talismãs e etc.

O objetivo desse tipo de método é que possamos nos desprender da forma e "não forma" através de veículos de observação do mistério, onde a observação e o observador se tornam um e não há mais diferença perceptível entre espírito e fenômeno (energia).

4 - Zhōu tiān - 周天

Conhecido como Circulação Celestial têm por objetivo alinhar os processos sutis do corpo criando contenções para poder ritualizar diferentes fluxos internos, concentrar e focalizar memórias em energia e circular os ventos internos nos órãos e sistemas do corpo, interligando e nutrindo os processos.

Este tipo de método inclui diversos tipos movimentações sutis no corpo e também gera um processo que chamamos de "Pérola do Dragão" - Lóngzhū - 龍珠, está intrinsicamente ligado a um processo conhecido como "Flor de Ouro" dentro da cultura taoista, e possui incontáveis métodos.

5 - Tāi xī - 胎息

A Respiração Embrionária se refere aos estados profundos de transe onde a sensação dos limites da forma desaparecem junto com a sensação de respirar ou estar diferenciado do todo.

Há tradições que trabalham métodos de comprimir os rins, fazer respirações específicas e engolir saliva, mas nos níveis mais profundos, este método se refere a dissolver-se dentro do mistério e não ter mais uma divisão durante o estado de transe. 

6 - Zhēn míng - 真名

Este tipo de método se refere aos estudos das práticas de descanso, de sono, de estado de vigilia e do estado em que se está dormindo, ele não está presente em todas as tradições taoistas, mas nós fangshi o consideramos como muito importante separadamente.

Busca-se nele um mergulho profundo na natureza do espírito, o mistério de onde a existência emana.

Praticantes avançados podem caminhar por muitos mundos, se dissolver na luz profunda sem forma, causar mudanças nos sonhos e no mundo material, realizar rituais e experimentos místicos.

Há algumas tradições antigas que chamam este tipo de prática de "Nome Verdadeiro" como uma forma velada de falar sobre as ciências ancestrais do sonhar, em frases como "no momento da morte se lembre de seu nome verdadeiro" como referência as experiências no estado de vigília e do sonhar para também nos guiar no momento da morte e após ele.

Em algumas tradições, os métodos de sonhar são aplicados dentro do Shou Yi.

Com carinho,


Monge Tai Yin Yi - Tradição Kunlun Shan no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário