terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A imortal das lágrimas curativas.

A muito tempo atrás, uma praticante de alquimia interna muito avançada tinha conseguido um nível de pureza de coração muito grande, e tinha muitas habilidades e poderes especiais.


Um dia, ao observar um passarinho preso e machucado numa armadilha, tentou retirá-lo de lá, mas ele estava muito ferido, e acabou morrendo nas mãos dela. Ao ficar triste, uma lagrima caiu de seus olhos sobre o passarinho, que imediatamente se curou e saiu voando.

Percebendo o incrível poder de cura que suas lágrimas tinham, ela decidiu chorar por todo sofrimento que encontrasse em seu caminho.

Ao passar por uma cidade do Sul da China atual, um comerciante e seu ajudante contaram a ela a história de que seu filho estava muito doente, e iria morrer, mas que estava muito longe dali, e se ela poderia chorar em um potinho, para que eles levassem as lágrimas ao local. Ela se comoveu com a história e aceitou, mesmo dizendo não saber se funcionaria, e se propondo de ir até onde o menino estava, mas o comerciante insistiu dizendo que um de seus funcionários era muito muito veloz, e chegaria la em poucos dias. Então, comovida pelo sofrimento do menino, ela chorou, e coletaram suas lagrimas em um vidrinho com tampa.

Lá se foi o funcionário do comerciante em seu cavalo.

Chegando no local, o vidro caiu no chão de terra e se quebrou. O pobre funcionário ficou desesperado, mas resolveu fazer um teste. Pegou aquela terra, e passou no corpo do menino que estava morrendo, e ele se curou imediatamente.

Ao saber da notícia, o comerciante ficou muito interessado em vender um produto chamado "Terra que pode curar todas as doenças e salvar a vida".

Foi atrás da alquimista, e a observava a distância. Ao saber onde seria a próxima cidade para onde ela iria, pediu para seus funcionários porem fogo na cidade, e matarem todas as pessoas e seres vivos que estivessem por la durante a noite, sendo que ela chegaria de manhã.

Ao chegar na cidade e ver tudo destruído, a alquimista chorou por muitas horas, chorando sobre uma grande quantia de terra. Vendo que não teria como ajudar diante daquela destruição, ela resolveu seguir seu caminho.

O vendedor começou a fazer uma fortuna maior ainda, vendendo a "Terra Milagrosa".

Então um rastro de destruição começou a se espalhar pelos lugares onde a alquimista iria passar, e ela começou a sentir maldito o seu talento que antes parecia tão capaz de ajudar as pessoas a se livrarem das doenças e da morte.

Um belo dia, ela resolveu mudar o rumo do caminho que estava tomando, e na cidade onde foi parar, descobrir que a outra cidade, a qual visitaria, tinha sido completamente destruída.

Recorrendo ao I Ching, ela descobriu que alguma pessoa que ela havia ajudado no passado estava causando toda essa desgraça. E que toda aquela destruição, era em grande parte, culpa de seu talento de cura.

Ela pediu então que uma das aldeã colocasse suas roupas, e ela iria fantasiada para a aldeia onde disse as pessoas que iria seguir viagem, e esperou no portão de entrada da cidade durante a noite.

Quando os capangas do comerciante chegaram para destruir e queimar a cidade, ela se revelou, e a fúria de seu espírito foi tanta, que quase todos eles foram reduzidos a fumaça, instantaneamente. Ela paralisou os que não haviam sido mortos, e entrou na mente deles para saber o que se passava. Após isso, também os reduziu a fumaça. Até mesmo as roupas deles foram desintegradas.

Ela voltou até a cidade do comerciante, e perguntou a ele, o motivo de ter causado tanta dor e desgraça. Ele, tremendo, não conseguiu responder. Ela o chamou de egoísta e em lágrimas enfurecida, dividiu o espírito e o corpo dele em sete partes, mantendo as sete partes vivas, e baniu cada parte para um reino. Fazendo assim, com que ele não morresse, mas que cada um dos seus sentidos estivesse em um reino, e que eles tentassem sempre se encontrar, mas sem sucesso. Ele sofreria assim até o fim de sua vida, com todas suas partes separadas e sem poder descansar ou sentir qualquer tipo de completude.

Após isso, a alquimista decidiu abandonar seu corpo, imortalizando assim a sua consciência, para que tivesse outra chance de começar de novo o seu caminho de imortalidade plena, onde ela pudesse perdoar algo tão terrível, e finalmente se fundir totalmente com a força criadora, apesar de todo seu poder, ela não foi capaz de perdoar nem de se perdoar por tanto sofrimento...


O egoísmo é uma das piores doenças espirituais. Assim como ensina o I Ching no seu hexagrama 59, dissolução: O egoísta perdeu totalmente seus laços com Deus, com a força criadora, e a consideração pelos sentimentos das outras pessoas, e por consequência dos próprios sentimentos. Os egoístas estão sempre confusos, sempre perdidos, e sempre infelizes. Uma pessoa egoísta só leva desgraça onde toca, e jamais poderá ser feliz.

Para se romper isso, é preciso se unir com a força criadora, e praticar a caridade e doação ás pessoas que necessitam, com a intenção pura de coração.

Esse é um conto da tradição, e diz-se que foi real, e que numa outra oportunidade, a alquimista conseguiu chegar no ultimo nível da alquimia interna, e se fundir totalmente com o todo.


Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da tradição Jiulong Kunlun

2 comentários :

  1. O corpo e o espírito dividido em 7 partes tem relação com os cháckras?

    ResponderExcluir
  2. Na verdade tem relação com as 7 realidades de Po Wa: O mundo material, o mundo dos sonhos, o mundo da imaginação, o mundo do passado e do futuro, o mundo emocional, o mundo intermediário e o vazio primordial. Para o taoismo, dividir alguém em 7 partes significa fragmentar todas as formas de existência de um ser.

    ResponderExcluir