quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fogo do espírito -> A faca que corta a dualidade

Muitas pessoas acreditam que o Taoismo é dualidade, o estudo do Yin e do Yang, o que é um grande engano. Esses termos, assim como os cinco elementos, são apenas bases de conhecimento para um estudo profundo nas artes antigas taoistas.

O taoismo busca o vazio, o centro, que não necessite mais da força manifesta do claro e do escuro (yin e yang).

Para auxiliar nesse processo existe uma grande luz que se manifesta nos olhos: o fogo do espírito; a faca que corta a dualidade e que é a própria sabedoria.

O fogo do espírito não tem dúvida, ou apego, ele tem as respostas e soluções, e a força para resolver os conflitos.

Para que isso aconteça, é necessário um forte alinhamento com a força criadora, e uma grande capacidade de silenciar a mente e o coração. Esse fogo é diferente do fogo falso da cabeça (calor da raiva, do ódio, da crueldade, etc) que esquenta a cabeça, deixa os olhos  vermelhos, acelera a respiração e o coração; o fogo falso geralmente é despertado por uma emoção perversa, já o fogo do espírito desperta diretamente do palácio de cristal (região da pineal), que é o local onde a força celestial se conecta ao ser humano.


Muitas vezes o que as pessoas chamam de "mediunidade", a capacidade de compreender coisas que as pessoas "comuns" (as chamamos de pessoas com o espírito adormecido) são sinais de manifestação do fogo do espírito. Os santos e anjos normalmente são desenhados com auréolas, que também é uma manifestação desse fogo. No entando, o que os cristãos chamam de descida do espirito santo, referê-se a um estágio muito acima do despertar do fogo do espírito, refere-se a receber o fogo dos céus ... Que se estuda nos treinos de Fogo dos céus, uma das práticas de Po Wa.

Dentro das práticas da tradição, esse fogo começa a ser desperto á partir da segunda parte da Fusão dos Cinco Elementos.

Algumas pessoas têm o fogo do espiríto bem desperto, outras em diversos momentos o despertam, e muitas vezes não compreendem o processo que estão passando. O grande problema é o misticismo que se faz em cima dessas situações, o endeusamento ou santificação dessas pessoas, ou ainda a confusão que elas sofrem quando essa sabedoria toda se apaga e desaparece.

Intuição, sabedoria para resolver os problemas, inteligência e capacidade de percepção sensitiva, são só algumas das manifestações da força do fogo do espírito. Mas não se enganem, todo ser que vive tem esse potencial, a questão é como despertá-lo, mantê-lo e como utilizá-lo. Nada melhor que uma boa tradição bem estabelecida de sabedoria espiritual para solucionar esses problemas.


Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Tai Yin (Carlos Gonzaga) - Portador da tradição Jiulong Kunlun




Nenhum comentário:

Postar um comentário