quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sentimentos de cada órgão



                Adoro como o meu professor escreve sobre coisas tão sérias e complexas sobre a tradição, e eu tenho vontade de entrar no meio das postagens dele e colocar coisas leves para iniciantes. Hahaha. Por enquanto ele não está incomodado com a bagunça que eu faço no blog dele, então eu continuo.
        Estou encanada com os 5 elementos, tem tanta coisa para escrever sobre eles, que vou fazer mais postagens nesse assunto.
        Percebi que algumas pessoas tiveram dificuldades em saber qual era a própria constituição física a partir do outro post que eu fiz, mas fiquem tranquilos que não é tão simples mesmo. Gordura ou musculação dificulta a percepção e além disso, nós temos uma visão distorcida sobre o nosso corpo devido a vários fatores. Excluindo visões tão distorcidas como a da imagem abaixo, o resto é natural e comum.

Quero escrever sobre a nossa vibração. Se a constituição física foi difícil, descobrir qual elemento você vibra será ainda mais, pois a vibração se refere à personalidade e ter uma visão “de fora da caixinha” ou externa sobre nós mesmo não é simples.
                Como eu adoro o assunto personalidade (não é à toa que me tornei psicóloga), vou fazer um post sobre cada uma das 5 vibrações. Neste post, vou escrever os sentimentos principais de cada órgão, já que são os nossos órgãos dominantes que regem a nossa vibração.

Elemento
Órgão Yin
Víscera Yang
Água
Rins
Bexiga
Madeira
Fígado
Vesícula Biliar
Fogo
Coração
Intestino Delgado
Terra
Baço-Pâncreas
Estômago
Metal
Pulmão
Intestino Grosso
Voltei com a tabela para ninguém se perder. Não vou falar da víscera, mas saber qual elemento está ligado ao órgão é importante.
Começamos com os rins, órgão do elemento água. Seus sentimentos principais são a tranquilidade, a sabedoria e o medo. Este é um elemento com característica de recolhimento.
O fígado, órgão da madeira tem como sentimentos principais a docilidade, a esperança e a raiva. Este é um elemento de criação, uma das fases da energia.
Os principais sentimentos do coração, órgão do elemento fogo é a paixão, o amor e o ódio. Aqui temos a expansão, onde os sentimentos são inflados.
Já o baço, órgão do elemento terra, tem como sentimentos principais a harmonia, a justiça, a preocupação e a indecisão. Harmonia e cuidado são as características marcantes desse elemento.
Por último, o pulmão, órgão do metal, tem a determinação, a coragem e a rigidez como sentimentos principais. A característica desse elemento é a contração, na qual a energia tem um foco.
Os dois primeiros sentimentos de cada órgão são as virtudes desse elemento, alguns sentimentos são mais naturais para cada um, outros quase parecem impossíveis, mas entende-se que a verdadeira compaixão só se consegue com a prática de todas as virtudes.

O outro sentimento de cada órgão, que costumamos chamar de defeito e tentamos escondê-lo, no qigong deve ser expressado e liberado, não deixando as toxinas deles machucarem nosso corpo.
Coloquei um pouco dos sentimentos e das fases da energia, as quais eles estão ligados, para começarmos a familiarização com os órgãos dominantes. Só com essa pequena explicação fica muito difícil enxergar a personalidade de alguém.
Nos próximos posts eu vou me aprofundar em cada vibração, mas volto a avisar que é muito complexo de perceber a própria vibração ou a de outra pessoa. Pessoas de dentro da tradição tem mais facilidade nisso porque sentem a energia do órgão dominante.
Porém não esqueçamos que a vibração não é estática durante a vida, nós amadurecemos e mudamos a nossa vibração. A tradição fala que essa mudança pode ocorrer de 7 em 7 anos.
        Só para deixar claro, a constituição física e a vibração podem coincidir, mas elas não são necessariamente a mesma. Eu tenho constituição física de madeira, mas a minha vibração é de terra, já que o baço é o meu órgão mais forte, o qual rege a minha personalidade.
        Até os próximos posts


Visite nosso site: www.taoismobrasil.com

Escrito por Li Hua (Maitê Gomes) - Professora da tradição Jiulong Kunlun

Um comentário :